sexta-feira, 14 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DO TEXTO MEU PRIMEIRO BEIJO , DE ANTONIO BARRETO

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM –     MEU PRIMEIRO BEIJO, de Antônio Barreto

A presente situação de aprendizagem  tem como finalidade o desenvolvimento das  competências leitora e escritora dos alunos.
MEU PRIMEIRO BEIJO, de Antonio Barreto 
Público alvo : 7º ano
Tempo:  5 aulas
Ativação de conhecimento de mundo: antecipação ou predição: checagem de hipóteses.
-Antes do início da leitura do texto, os alunos serão orientados para a realização de uma pesquisa com os pais, cuja pergunta principal será: Com que idade foi o seu primeiro beijo?
- A tabulação do resultado da pesquisa será apresentada aos alunos, levando-se em conta o gênero e a idade de cada um.
- Os alunos serão informados de que lerão um texto cujo título é MEU PRIMEIRO BEIJO, de Antonio Barreto. A discussão girará em torno da antecipação e levantamento de hipóteses, tendo o aluno a possibilidade de, oralmente, fazer previsões sobre a  sugestionabilidade do título do texto.
- Conhecimento do autor – Os alunos responderão perguntas que mostrarão se há ou não conhecimento do autor e de que obras. – Você conhece o autor Antonio Barreto? – Você já leu alguma obra de Antonio Barreto?
 
Localização de informações;  comparação de informações ;  generalizações. 

- Leitura do texto feita pelo professor, dando especial destaque à pontuação, entonação e interpretação do texto.
- Leitura do texto feita pelos alunos, tendo como principais objetivos a fluência e a leitura correta da pontuação do texto.
- Levantamento do vocabulário, buscando, oralmente, entre o alunado o significado que mais se aproxima da palavra desconhecida.
- Oralmente fazer inferência para as questões de estrutura da narrativa. Localizar os 5 elementos da narrativa: personagem, tempo, lugar, narrador(= foco narrativo) e discutir o enredo. 

Produção de inferências locais: produção de inferências globais. 

- Pesquisa  no dicionário dos vocábulos não conhecidos.
- Levantamento e checagem de hipóteses- Os alunos responderão perguntas  tais como:  O que o trecho (...)” as contas do telefone aumentaram , depois diminuíram...” significa ?  No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. No seu ponto de vista, como terminou esta história? 

Recuperação do contexto de produção

Trabalho individual, cada aluno deverá fazer:
- Registro do vocabulário e expressões desconhecidas, principalmente expressões como “Cultura inútil”, levando-se em conta a presença do artigo.
- Registrar Tempo e espaço da narrativa. – Fazer perguntas tais como: Onde aconteceu o primeiro beijo?
- Personagens
- Quem são as personagens? Qual a idade delas? Por que você deduz isso? Justificar com passagens do texto as respostas. 
- Foco narrativo- Quem narra a história?
-  Revisar os conhecimentos sobre o gênero textual crônica, principalmente a sua função social.  

Definição de finalidade e metas da atividade de leitura
 
a)      Para que público o autor escreve?
b)      A linguagem adotada é compatível com o público leitor
c)       O autor não nomeia as personagens? Haveria nisso  uma intencionalidade? 

Percepção de Intertextualidade
- Promover a intertextualidade através da linguagem do poema:
 
Um beijo

Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!

Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.

Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?

Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto...

    Olavo Bilac
 
 Promover a intertextualidade através da linguagem artística:

                                 O PRIMEIRO BEIJO                                 


 Promover a intertextualidade através da linguagem cinematográfica:



Esse tema pode ser trabalhado com as disciplinas de Ciências, Artes, História, promovendo assim
a interdisciplinaridade.
 
Elaborações de apreciações relativas a valores éticos/ e ou políticos 

Levando-se em conta o ano de publicação do texto 1977 ; levando-se em conta o resultado da pesquisa feita com os pais  que pontuaram com que idade deram o primeiro beijo,  os alunos farão uma atualização dos fatos, pontuando quais  são as  diferenças de comportamento  que a  sociedade brasileira  vem vivendo com o passar dos anos até o momento atual, o momento do aluno.  O questionamento final da atividade levará em conta como os alunos tratam hoje a experiência do  Meu Primeiro Beijo baseado no texto de Antonio Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário