SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM – MEU PRIMEIRO BEIJO, de Antônio Barreto
A presente situação de aprendizagem tem como finalidade o desenvolvimento
das competências leitora e escritora dos
alunos.
MEU PRIMEIRO BEIJO, de
Antonio Barreto
Público alvo : 7º ano
Tempo: 5 aulas
Ativação de
conhecimento de mundo: antecipação ou predição: checagem de hipóteses.
-Antes do início da leitura do texto, os alunos serão
orientados para a realização de uma pesquisa com os pais, cuja pergunta
principal será: Com que idade foi o seu primeiro beijo?
- A tabulação do resultado da pesquisa será apresentada aos alunos, levando-se em conta o gênero e a idade de cada um.
- A tabulação do resultado da pesquisa será apresentada aos alunos, levando-se em conta o gênero e a idade de cada um.
- Os alunos serão informados de que lerão um texto cujo
título é MEU PRIMEIRO BEIJO, de Antonio Barreto. A discussão girará em torno da
antecipação e levantamento de hipóteses, tendo o aluno a possibilidade de, oralmente,
fazer previsões sobre a
sugestionabilidade do título do texto.
- Conhecimento do autor – Os alunos responderão perguntas
que mostrarão se há ou não conhecimento do autor e de que obras. – Você conhece
o autor Antonio Barreto? – Você já leu alguma obra de Antonio Barreto?
Localização de
informações; comparação de informações
; generalizações.
- Leitura do texto feita pelo professor, dando especial
destaque à pontuação, entonação e interpretação do texto.
- Leitura do texto feita pelos alunos, tendo como
principais objetivos a fluência e a leitura correta da pontuação do texto.
- Levantamento do vocabulário, buscando, oralmente, entre
o alunado o significado que mais se aproxima da palavra desconhecida.
- Oralmente fazer inferência para as questões de
estrutura da narrativa. Localizar os 5 elementos da narrativa: personagem,
tempo, lugar, narrador(= foco narrativo) e discutir o enredo.
Produção de
inferências locais: produção de inferências globais.
- Pesquisa no
dicionário dos vocábulos não conhecidos.
- Levantamento e checagem de hipóteses- Os alunos
responderão perguntas tais como: O que o trecho (...)” as contas do telefone
aumentaram , depois diminuíram...” significa ?
No texto, não fica claro qual o desfecho da narrativa. No seu ponto de
vista, como terminou esta história?
Recuperação do
contexto de produção
Trabalho individual, cada aluno deverá fazer:
- Registro do vocabulário e expressões desconhecidas, principalmente
expressões como “Cultura inútil”, levando-se em conta a presença do artigo.
- Registrar Tempo e espaço da narrativa. – Fazer
perguntas tais como: Onde aconteceu o primeiro beijo?
- Personagens
- Quem são as personagens? Qual a idade delas? Por que
você deduz isso? Justificar com passagens do texto as respostas.
- Foco narrativo- Quem narra a história?
- Revisar os
conhecimentos sobre o gênero textual crônica, principalmente a sua função
social.
Definição de
finalidade e metas da atividade de leitura
a) Para
que público o autor escreve?
b) A
linguagem adotada é compatível com o público leitor
c) O
autor não nomeia as personagens? Haveria nisso
uma intencionalidade?
Percepção de
Intertextualidade
- Promover a intertextualidade através da linguagem do poema:
- Promover a intertextualidade através da linguagem do poema:
Um beijo
Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!
Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.
Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?
Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto...
Foste o beijo melhor da minha vida,
ou talvez o pior...Glória e tormento,
contigo à luz subi do firmamento,
contigo fui pela infernal descida!
Morreste, e o meu desejo não te olvida:
queimas-me o sangue, enches-me o pensamento,
e do teu gosto amargo me alimento,
e rolo-te na boca malferida.
Beijo extremo, meu prêmio e meu castigo,
batismo e extrema-unção, naquele instante
por que, feliz, eu não morri contigo?
Sinto-me o ardor, e o crepitar te escuto,
beijo divino! e anseio delirante,
na perpétua saudade de um minuto...
Olavo
Bilac
Promover a intertextualidade através da linguagem artística:
O PRIMEIRO BEIJO
Elaborações de
apreciações relativas a valores éticos/ e ou políticos
Levando-se em conta o ano de publicação do texto 1977 ;
levando-se em conta o resultado da pesquisa feita com os pais que pontuaram com que idade deram o primeiro
beijo, os alunos farão uma atualização
dos fatos, pontuando quais são as diferenças de comportamento que a
sociedade brasileira vem vivendo
com o passar dos anos até o momento atual, o momento do aluno. O questionamento final da atividade levará em
conta como os alunos tratam hoje a experiência do Meu Primeiro Beijo baseado no texto de Antonio Barreto.
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