sábado, 15 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – TEXTO AVESTRUZ, de MÁRIO PRATA


SEQUENCIA DIDÁTICA – TEXTO AVESTRUZ, de MÁRIO PRATA

A presente sequencia didática tem como objetivo o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos alunos. 

Público Alvo – alunos das 5ª série/ 6º ano

Tempo de duração:  6 aulas 

ESTRATÉGIAS

Ativação de conhecimentos do mundo ou predição; Checagem de hipóteses. 




       Oralidade ( roda de conversa)
Conhecimentos prévios sobre o título:

- O que sabem sobre o avestruz?
- Alguém já viu um avestruz?
-Descreva o avestruz.
- Ilustração de um avestruz .



Localização de informações; comparação de informações ; generalizações.

Leitura compartilhada
Durante a leitura, o professor  continua estimulando os alunos a um levantamento de hipóteses e faz a checagem dessas hipóteses passo a passo.

Questionar:
- É possível possuir um avestruz  como animal de estimação e mantê-lo dentro de um
 apartamento? Perguntar se os alunos sabem o que é condomínio e discutir com eles
 as regras do imóvel sobre a permanência de animais em apartamentos.
- Pode-se fazer  um pedido de compra de avestruz como se faz um pedido de pizza? 

Produção de inferências locais; produção de inferências globais.

Leitura do parágrafo 3º explorando a afirmação do narrador que auxilia na construção do

sentido global do texto.

- Por que o narrador diz que o avestruz  “foi um erro da natureza”?
- Qual a sua opinião quanto ao ponto de vista do narrador a respeito do “erro”?
-O narrador atribui a quem a “falha” pela criação do avestruz?
- Mas o Criador não é perfeito em toda criação? Que efeito essa passagem causa no texto?
- Verificar o que o aluno sabe sobre a criação do mundo. 

Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades ; metas da atividade de leitura. 

- Fazer uma pesquisa no dicionário de palavras não conhecidas e seus significados.
- Trabalhar os elementos da narrativa no texto:  Personagem; Espaço;Tempo e Foco
   narrativo.
- Levar o mapa do Brasil para que localizem a cidade de Florianópolis, carinhosamente cha-
   mada  de “Floripa”.
- E São Paulo é chamado carinhosamente de...
-  Definir com os alunos o que é uma crônica .
- Localizar as marcas discursivas da crônica no texto.
- Onde são publicadas as crônicas e com que função social? 

Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade.
Intertextualidade  através dos caminhos da Bíblia
- Quem é Adão citado no 7º parágrafo?


- Qual o nome científico do avestruz?

-  O latim( língua morta)-  Origem da língua Portuguesa .

-Mostrar o universo dos países que falam português.


Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos. 

Estabelecer um debate sobre o comportamento do menino:

- Uma criança de dez anos pediria um avestruz de presente? O que agradaria uma criança dessa idade?
- O garoto trocou o avestruz por cinco gaivotas e um urubu. O narrador sugere que a mãe o leve a um psicólogo. Isso é realmente necessário?

- O que esse profissional faria?
- Você conhece a área de atuação de um psicólogo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário