SEQUENCIA DIDÁTICA – TEXTO
AVESTRUZ, de MÁRIO PRATA
A presente sequencia didática
tem como objetivo o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos
alunos.
Público Alvo – alunos das 5ª
série/ 6º ano
Tempo de duração: 6 aulas
ESTRATÉGIAS
Ativação de conhecimentos do mundo ou predição; Checagem de hipóteses.
Conhecimentos prévios sobre o
título:
- O que sabem sobre o
avestruz?
- Alguém já viu um avestruz?
-Descreva o avestruz.
- Ilustração de um avestruz .
Localização de informações; comparação de informações ; generalizações.
Leitura compartilhada
Durante a leitura, o
professor continua estimulando os alunos
a um levantamento de hipóteses e faz a checagem dessas hipóteses passo a passo.
Questionar:
- É possível possuir um
avestruz como animal de estimação e
mantê-lo dentro de um
apartamento? Perguntar se os alunos sabem o
que é condomínio e discutir com eles
as regras do imóvel sobre a permanência de
animais em apartamentos.
- Pode-se fazer um pedido de compra de avestruz como se faz
um pedido de pizza?
Produção de inferências locais; produção de inferências globais.
Leitura do parágrafo 3º
explorando a afirmação do narrador que auxilia na construção do
sentido global do texto.
- Por que o narrador diz que o
avestruz “foi um erro da natureza”?
- Qual a sua opinião quanto ao
ponto de vista do narrador a respeito do “erro”?
-O narrador atribui a quem a
“falha” pela criação do avestruz?
- Mas o Criador não é perfeito
em toda criação? Que efeito essa passagem causa no texto?
- Verificar o que o aluno sabe
sobre a criação do mundo.
Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades ; metas
da atividade de leitura.
- Fazer uma pesquisa no
dicionário de palavras não conhecidas e seus significados.
- Trabalhar os elementos da
narrativa no texto: Personagem;
Espaço;Tempo e Foco
narrativo.
- Levar o mapa do Brasil para
que localizem a cidade de Florianópolis, carinhosamente cha-
mada
de “Floripa”.
- E São Paulo é chamado
carinhosamente de...
- Definir com os alunos o que é uma crônica .
- Localizar as marcas
discursivas da crônica no texto.
- Onde são publicadas as
crônicas e com que função social?
Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de
interdiscursividade.
- Qual o nome científico do
avestruz?
- O latim( língua morta)- Origem da língua Portuguesa .
-Mostrar o universo dos países
que falam português.
Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas
e/ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou
políticos.
Estabelecer um debate sobre o
comportamento do menino:
- Uma criança de dez anos
pediria um avestruz de presente? O que agradaria uma criança dessa idade?
- O garoto trocou o avestruz
por cinco gaivotas e um urubu. O narrador sugere que a mãe o leve a um
psicólogo. Isso é realmente necessário?
- O que esse profissional
faria?
- Você conhece a área de atuação de um psicólogo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário