terça-feira, 4 de junho de 2013

DEPOIMENTOS SOBRE EXPERIÊNCIAS COM A PALAVRA ESCRITA

Meu nome é Nanci e acho que nasci para ser professora, pois desde pequena eu já dava"aulas" para os meus "alunos" na frente da minha casa e usava uma lousinha que a minha mãe comprara para mim. E por falar na minha mãe, ela teve uma importância significativa na construção da minha experiência leitora. Ela não tinha o primário, foi autodidata e gostava muito de ler e passou um pouquinho disso para mim. Éramos família pobre e livros não entravam sempre em casa, por isso comecei a trazê-los emprestados pela minha professora , dona Denir. Hoje continuo lendo, adoro Eça de Queirós, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Fernando Sabino, Rubem Alves, Machado de Assis etc etc etc, mas se me for perguntado qual livro marcou a minha vida, a resposta será MEU PÉ DE LARANJA LIMA, de José Mauro de Vasconcelos. Ele foi o livro da minha infância. Li, reli, tornei a ler de novo, eu me imaginava no texto mudando toda aquela história, e ele acabou tornando-se muito importante para mim e assim acabei me identificando com o depoimento de Newton Mesquita quando disse: " Quando você vê um quadro e gosta muito, a sensação é de que aquela imagem sempre esteve dentro de você. Com o texto é a mesma coisa: aquilo toca na sua essência e detona idéias e fantasias que se torna parte de sua vida."

Nenhum comentário:

Postar um comentário